Estamos nas principais plataformas digitais - Banda Padresitos

Estamos nas principais plataformas digitais

Acompanhe a banda Padresitos também nas plataformas digitais. Escolha a de sua preferência e aumenta o som.

Se há 30 anos precisávamos comprar um disco de vinil para consumir uma lista de músicas, hoje a possessão de um ficheiro físico já não é necessária. O que o público realmente quer é aceder a música, preferencialmente a uma biblioteca composta por dezenas de milhões de álbuns, os serviços de streaming de música estão a revolucionar a forma como ouvimos os nossos artistas favoritos.

Faça a seguinte reflexão: imagine você ouvindo música no início dos anos 2000. É bem provável que você ainda esteja na transição entre o CD e o formato 100% digital, virtual, dentro do computador. Os programas para baixar música estavam no auge e o compartilhamento era uma das únicas saídas para quem tinha pouco dinheiro e queria ouvir música.

Atualmente, as coisas mudaram bastante. A indústria da música percebeu que jamais conseguiria vencer o formato digital e o compartilhamento ilegal de música, então foi formatando uma nova maneira de oferecer esse conteúdo, e eis que chegamos ao streaming online de música.

Streaming é uma tecnologia que transmite dados instantâneos através da rede. Essa tecnologia pode parecer nova, porém, foi criada na década de 90 e não se popularizou na época por falta de conexão com velocidade suficiente para esse tipo transmissão. No Brasil, essa tecnologia só aconteceu a partir dos anos 2000, e com a chegada da banda larga começou a ganhar espaço.


Agora é possível ouvirmos música de uma forma completamente diferente. Em plataformas de streaming podemos ouvir, comprar, alugar e vender música a um preço bastante acessível.

Aqui no Brasil já existem vários serviços com diferentes características para que você possa ouvir seus artistas favoritos e também para conhecer novas músicas. Logicamente que o streaming não enterrou o download, legal ou não, mas ele é, atualmente, uma das principais maneiras de se consumir música no computador, no tablet ou no smartphone.

Há não muito tempo, os brasileiros tinham poucos serviços de streaming de músicas à disposição. Hoje em dia, temos uma infinidades de plataformas a disposição para escolha, Spotify, Itunes, Deezer, Google Play, Tidal, Claro Música, AmazonMP3, Pandora, Shazam, entre outros, são várias opções bacanas; em outubro de 2011, quando o Rdio chegou ao Brasil em parceria com a Oi. Junto com o lançamento do Windows 8, a Microsoft lançou por aqui seu Zune Pass, agora com o nome Xbox Music. E as novidades no meio não param.

Porém, comprar um CD, para ter a experiência única de remover a embalagem plástica e sentir o cheiro da tinta do encarte, continua sendo uma sensação sensacional; mas comprar músicas digitais, que custam quase o mesmo preço das mídias físicas, é se sentir revolucionário no mundo moderno; gastar tempo baixando músicas piratas, já não arriscamos mais; o serviços de streaming, é sem dúvida uma excelente opção para uma infinidade de opções no mundo da música.

Mas e aí, qual é o seu serviço de streaming favorito? Já seguiu os Padresitos, e baixou nosso álbum? Estamos nas principais plataformas digitais.